top of page
Âncora 3
Logo 2018 vetor pequeno_edited.png

O COLETIVO MT

História

O Coletivo  MT teve seu início oficial em novembro de 2015, com uma ideia e muita vontade de fazer acontecer!

Todos formados em Musicoterapia, tínhamos um objetivo em comum: oferecer nossos serviços para mulheres da região que se encontravam em vulnerabilidade social. Com nosso primeiro projeto, amadurecemos nossa convivência, tornando-nos mais integrados. Mantivemos sempre uma postura de respeito às diferenças de opinião entre os membros do coletivo, com o cuidado de manejarmos as relações internas do  grupo, encontrando soluções satisfatórias para todos.

Ao longo do tempo, partimos da teoria para a prática em alguns projetos e a realização deles nos aprimorou tecnicamente, enquanto profissionais, pensadores de soluções, criadores de rede, empreendedores. Pudemos, em certa altura da existência coletiva, reavaliar o funcionamento do grupo e nos tornamos pessoas mais reflexivas, flexíveis, e cientes de que há muitos desafios no contato com esta temática que escolhemos enfocar enquanto coletivo: a equidade de gênero.  Mas o certo é que nos sentimos cada vez mais impulsionados a continuar, já que percebemos a crescente demanda de ações neste sentido.

O Coletivo  está em constante co-criação para nos tornarmos mais próximos do que almejamos ser e mais plenos no que fazemos, oferecendo um espaço cheio de possibilidades novas para nosso público poder trocar, refletir, afetar-se e agir a partir de uma sensação interna de que todos podemos ser nós mesmos sem reservas.

Âncora 2
Âncora 1

Equipe

Untitled-1_edited 7.png
WhatsApp Image 2020-02-13 at 13.png
Untitled-1_editedw 3.png
IMG_20200203_105818290_BURST000_COVER_TO

musicoterapia

É uma terapia realizada através dos elementos musicais (ritmo, melodia, harmonia e outros) para atingir um objetivo terapêutico específico. Na musicoterapia, os participantes ouvem música ou tocam mesmo sem ter treinamento musical.

 

Ao longo da vida cada pessoa constrói uma relação única com a música, vivendo diferentes emoções e sensações com os sons e reagindo a eles de uma forma muito particular. Guardamos memórias nas músicas que fazem parte da nossa história. Mas quando se faz música num contexto terapêutico conhecemos mais sobre nós mesmos, como fazemos nossas escolhas pessoais e modificamos o necessário para reconstruir as experiências de vida e possibilitar novas escolhas. A terapia ocorre através de um processo longo, que pode ser individual ou em grupo. Na biblioteca, a vivência de musicoterapia é uma intervenção e serve apenas como aprofundamento para a temática.

 

É importante dizer que o profissional musicoterapeuta deve ser graduado ou especialista na área, para realizar esta terapia de forma correta!     

Âncora 4
bottom of page